#JaneiroROXO - Hospital Pró-Vida

  • AGENDE SUA CONSULTA AGORA !
  • #JaneiroROXO

    Campanha Mundial de Combate à Hanseníase

    Manchas brancas ou avermelhadas na pele com perda de sensibilidade são sinais da hanseníase. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápida é a cura. Para alertar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce da hanseníase, o enfrentamento do estigma e a discriminação, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza neste mês diferentes ações de promoção e prevenção à doença.
     
    Até 31 de janeiro, Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, a fachada da Secretaria da Saúde estará iluminada com a cor da campanha Janeiro Roxo e atividades como palestras, rodas de conversa, exames dermatoneurológicos, busca ativa de casos novos e capacitação de líderes comunitários e profissionais de saúde ocorrerão nas centrais do Vapt Vupt em Messejana e Antônio Bezerra, terminais de ônibus, unidades prisionais, abrigos, centros comunitários e hospitais.
     
    “O objetivo é alertar a sociedade civil sobre os sinais e sintomas da hanseníase e incentivar a procura pelos serviços de saúde; mobilizar os profissionais de saúde quanto à busca ativa de casos novos e exame de contatos, visando interromper a cadeia de transmissão de forma precoce e oportuna”, ressalta Suzyane Cortês, assessora técnica do Grupo de Trabalho de Hanseníase da Sesa.
     

    Hanseníase tem cura

    A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae). Não é hereditária. A transmissão se dá entre pessoas. Uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença (multibacilar – MB), estando sem tratamento, elimina o bacilo pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim transmiti-lo para outras pessoas suscetíveis.
     
    O bacilo de Hansen tem capacidade de infectar grande número de pessoas, mas poucas pessoas adoecem porque a maioria tem capacidade de se defender contra o bacilo. O contato direto e prolongado com a pessoa doente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar, aumenta a chance da pessoa se infectar. A sua evolução apresenta múltiplas manifestações clínicas e se exterioriza, principalmente por lesões dos nervos periféricos e lesões cutâneas. Assim que a pessoa doente começa o tratamento deixa de transmitir a doença.

    Sua saúde em um só lugar !

    Nossa missão

    Adminstrar de maneira eficaz e eficiente atendimento médico de alta qualidade à população norte mineira, agregando valores humanos que deverão perpassar todo o processo de produção da saúde, isto é, do atendimento primário até o diagnóstico, tratamento e prevenção.

    Nossa visão

    Ser instituição de referência da saúde, comprometida com nossos pacientes e com o corpo clínico e técnico que a compõe.

    Nossos valores

    Ética, valorização do ser humano, valorização dos profissionais, confiabilidade nos procesos e procedimentos, equidade, transparência, responsabilidade social, educação social.